Objetos de Aprendizagem para o ensino de Ciências ufc virtual / ufc

Aula 03:

Explorando Objetos de aprendizagem

Tópico 04 – Explorando Objetos de Aprendizagem no Ensino de Física

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Depois de termos visto os Objetos de Aprendizagem (OA) em Biologia e em Química, vamos para o último tópico desta aula.

Iremos conhecer agora alguns destes recursos voltados para o Ensino de Física.

Também iremos utilizá-los de forma exploratória, observando seu potencial para o contexto de uma aula de Física.

Assim como na Biologia e na Química, agora você conhecerá alguns objetos de aprendizagem para conteúdos específicos da Física. Esses objetos representam fenômenos ou situações Física discutidas em sala de aula na Educação Básica.

Entretanto, vale lembrar novamente que apenas seu uso não garante uma abordagem inovadora dos conteúdos. É fundamental um bom plano de aula que contemplem a utilização desses e de outros recursos de tal forma que seja possível abordar tais conceitos de forma dinâmica e motivadora, além de ampliar a visão do aluno sobre o fenômeno físico.

Vamos agora conhecer alguns destes OA para o Ensino de Física. Mais uma vez manipule-os para conhecer cada proposta de perto. Veja também alguns "Guias do Professor" destes OA, que podem ser úteis para preparar uma aula.

Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Física

A seguir, vamos conhecer um exemplo de um objeto de aprendizagem voltado para o Ensino de Ciências com ênfase em conceitos físicos de Astronomia e Física no Estudo do Sistema Solar para as Séries do Ensino Fundamental e de que forma podemos utilizá-lo em sala de aula.

Conhecendo o Universo

Neste OA pretende-se explorar a importância de saber identificar os objetos do Sistema Solar, instigar a curiosidade do usuário, fazendo-o ver que ainda há muito mais a ser visto, e incentivando-o a seguir com suas pesquisas. Para acessar o Guia do Professor clique aqui (http://www.proativa.virtual.ufc.br/oa/universo/gpUniverso.pdf)

http://www.proativa.virtual.ufc.br/oa/universo/universo.html

Utilização em sala de aula - sugestões

Conforme sugere os PCNs, para explorar esse OA em sala de aula o professor pode iniciar esse trabalho instigando a curiosidade ciêntífica dos alunos sobre algumas questões conceituais da astronomia, tais como: Como os nossos antepassados se localizavam geograficamente no espaço?, Como os astronautas conseguem chegar ao espaço em segurança? Como respiram se no espaço não há oxigênio?, Como se originou o universo? e Como podemos observar os astros e localizá-los no espaço? Quem é o homem na foto abaixo? O que ele fez?

Iniciando com tais questionamentos o professor estará preparando a turma para uma viagem por todos os planetas conhecidos do sistema Solar através de uma nave espacial virtual em que o astronauta será o próprio aluno.

Portanto, umas das principais vantagens do uso deste OA em uma aula de ciências é que os alunos irão ver a importância de se estudar sobre astronomia podendo relacionar o tema com exemplos aplicados do mundo real, tais como a importância do conhecimento do universo, no passado, para que o homem pudesse se localizar geograficamente (as constelações guiaram navegantes chineses e ocidentais durante séculos), e de como eram criados calendários, tudo pela observação das constelações e da posição dos astros.

Como os alunos se motivam bastante ao terem um contato visual real com o tópico a ser estudado, eles irão se sentir muito engajados se souberem que alguns planetas são de fácil localização (como Vênus, Júpiter ou Saturno), com o auxílio de qualquer tipo de telescópio e de Atlas celestes (mas saber que a utilização desses materiais requer inicialmente saber “localizar-se” no céu, a curiosidade de vivenciar tal experiência os motivará a aprender o tópico).

Outro fator importante na utilização deste recurso é que ao navegarem por cada planeta os alunos irão explora-los e conhecer algumas de suas características física e que poderão ser úteis em estudos futuros de Física no Ensino Médio, quando serão trabalhados conceitos de gravitação, Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal.

Na tabela a seguir são apresentados alguns objetos de aprendizagem voltados para o ensino de Física. Com uma breve descrição você conhecerá suas respectivas propostas. Para maiores esclarecimentos em relação o uso pedagógico, acesse o guia do professor, quando disponível.

Pronto! Chegamos ao final da nossa Aula 3. E então, como foi pra você a experiência de conhecer os OA voltados para o ensino de Ciências?

Dica

Aprofundamento

Além dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem que você conheceu nas Aulas anteriores, você também pode acessar o site do NOA – Núcleo de Objetos de Aprendizagem da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. O NOA apresenta inúmeros Objetos de Aprendizagem (OA) divididos em vários tópicos: Cinemática, Dinâmica, Conservação da Energia, Conservação do Momento Linear e Angular, Hidrostática, Termodinâmica, Ondas, Eletromagnetismo e Física Moderna.

Além dos OA na área da Física, o NOA também produz OA em áreas diferentes, como é o caso do OA Geometria. Vale a pena conhecer! Vamos acessar? http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/index.html

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Tópico 04 :: Explorando Objetos de Aprendizagem no Ensino de Física