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Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018)

VI Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação

Saiba Mais

Sobre o Workshop

O presente Workshop propõe-se a ser um fórum em que educadores, da Educação Básica e da Educação Superior, e pesquisadores compartilhem experiências e resultados de pesquisa sobre o desenvolvimento e a integração das tecnologias móveis na Educação.

O Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação vem se consolidando como um espaço para troca de experiências acerca dessa temática. A partir de 2011, com a realização do I Workshop sobre formação docente e experiências educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA), WUCA, o debate sobre o uso das tecnologias móveis se consolidou no âmbito do SBIE, depois CBIE. Em 2014, o WUCA adotou a denominação de Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação, ampliando seu escopo para incluir não só experiências com o Projeto UCA, mas também outras iniciativas para a adoção na educação de dispositivos móveis, como tablet e smartphones. Desde então, mais de 150 trabalhos foram apresentados ao longo das sete edições do evento (duas delas no formato WUCA e cinco no formato WTME).

Em 2018 o Workshop contará mais uma vez com duas trilhas:

A “Plataforma Ciência”, correspondente à Trilha 1, constará da tradicional apresentação de artigos sobre pesquisas e estudos sobre a incorporação de dispositivos móveis nas práticas pedagógicas.

A “Sessão APPeritivos”, que corresponde à Trilha 2, constará de demonstração de app ou exemplos de seu uso em práticas de ensino e de aprendizagem na Educação Básica e na Educação Superior. Para esta trilha, serão aceitos até 4 (quatro) trabalhos.

Instruções Para os Trabalhos

Tópicos de Interesse:

  • Utilização das tecnologias móveis na educação;
  • Aprendizagem de conteúdos específicos enriquecido por tecnologias móveis;
  • Conteúdos educativos digitais em tecnologias móveis;
  • Desenvolvimento e utilização de app com finalidade educativa;
  • Formação de recursos humanos para uso de tecnologias móveis na educação;
  • Inclusão digital e tecnologias móveis;
  • Políticas para uso de tecnologias móveis na Educação;
  • Tecnologias móveis e educação assistiva;
  • Cidadania digital

  • Trabalhos

    Na “Plataforma Ciência”, correspondente à Trilha 1, serão aceitos até 18 (dezoito) trabalhos para apresentação, sendo até 8 (oito) trabalhos na forma de apresentação oral e até 10 (dez) na modalidade pôster. Na “Sessão APPeritivos”, que corresponde à Trilha 2, serão aceitos até 4 (quatro) trabalhos.

    Publicação dos Trabalhos

    Os trabalhos selecionados para apresentação na Plataforma Ciência, Trilha 1, serão publicados, nos Anais do evento, na forma de artigos completos.

    Os trabalhos selecionados para apresentação na Seção APPeritivos, Trilha 2, serão publicados, nos Anais, na forma de resumos expandidos.

    Pretende-se que até 3 (três) dos trabalhos classificados como melhores sejam publicados na Revista @rquivo Brasileiro de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

    Processo de Seleção

    Os trabalhos, submetidos na forma digital, através do sistema JEMS, serão avaliados por pares na forma cega (blind evaluation). Os autores deverão omitir, do texto do trabalho submetido, seus nomes e os das instituições às quais estão vinculados. Se for o caso, omitirão seus nomes das referências bibliográficas no caso de publicações de sua autoria que venham a ser citadas. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

    Submissão de Trabalhos

    As propostas para o IV WTME deverão ser submetidas apenas em mídia digital pela Web utilizando o sistema JEMS através do endereço: https://jems.sbc.org.br/cbie2018_wtme

    Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.
    Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os trabalhos submetidos para a Plataforma Ciência, Trilha 1, deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas.
  • Os trabalhos submetidos para a Sessão APPeritivos, Trilha 2, deverão ter entre 4 (quatro) e 5 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas. Nessa trilha deve ser sumetida ainda um arquivo complementar em formato texto (extensão txt) um link contendo endereço (link) para acesso ao app ou vídeo demonstrativo do seu uso (preferencialmente publicado no youtube).
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro periódico;
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da Revista Brasileira de Informática na Educação ou anais do SBIE, WIE e WTME, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente no endereço: http://www.br-ie.org/pub/index.php
  • Idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o(s) arquivo(s) correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
  • Na de rosto do trabalho submetido, em ambas as Trilhas, não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que trouxerem identificação de autoria serão imediatamente rejeitados.
  • Os autores do trabalho submetido, em qualquer Trilha, obrigatoriamente omitirão no texto informações que permitam inferir a autoria do artigo. As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS. Os trabalhos que não seguirem esta orientação serão imediatamente rejeitados.
  • Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  • Datas Importantes

    09/09/2018 - 17/09/2018 - Data limite para submissão de trabalhos
    25/09/2018 - Notificação de aceitação de trabalhos
    30/09/2018 - Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos

    Membros


    Coordenação

    José Aires de Castro Filho (aires@virtual.ufc.br)

    Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará, Coordenador Pedagógico e Vice-diretor do Instituto UFC Virtual, professor do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem da Universidade Federal do Ceará que vem realizando estudos sobre ambientes e ferramentas colaborativas para dispositivos móveis que favoreçam a aprendizagem na Educação Básica (Lattes).



    Simão Pedro Pinto Marinho (marinhos@pucminas.br)

    Líder do grupo de pesquisa "Tecnologias Digitais em Educação", do Diretório de Grupos do CNPq, e Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, membro do Comitê Científico-pedagógico do PROINFO (Lattes).




    Ricardo Marques Nicolau (ricnic.br@gmail.com)

    Doutorando em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais em Dducação - TDEduc. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017) Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2010). Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Politecnica de Uberlandia (2003). Professor no curso de Engenharia de Computação da Faculdade Presidente Antonio Carlos - Campus Conselheiro Lafaiete e no Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete no curso de Engenharia Elétrica. (Lattes).




    Anne Alilma Silva Souza Ferrrete (alilma.ferrete50@gmail.com)

    Professora do Departamento de Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI), do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) e do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência. (Lattes).




    Comitê Científico

    Nome Filiação
    Alex Melo da Silva UFAL
    Ana Beatriz Carvalho UFPE
    Andrea Cavalcante UFC
    Andréa Karla Ferreira Nunes UNIT
    Anne Alilma Silva Souza Ferrete UFS
    Belisa Rabelo PUC Minas
    Apuena Gomes UFRN
    Carolina Silva UFC
    Dennys Maia UFRN
    Edson Moura da Silva FAMINAS
    Fernanda de Jesus Costa UEMG
    Flávia Cardoso Carneiro UNA
    Gisele Cristina Boucherville UFRR
    Gustavo Pessoa IFMG
    Jaiane Barbosa UFC
    José Valente Unicamp
    José Aires de Castro Filho UFC
    Juscileide Braga de Castro UFC
    Karla Angélica Silva do Nascimento UFC
    Letícia Carvalho PUC Minas
    Luis Paulo Mercado UFAL
    Maria de Fátima de Souza UFC
    Marcia Medeiros UFC
    Marcus Basso UFRGS
    Maria Auricélia da Silva UFC
    Maria Elisabette Prado UNICAMP
    Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida PUC/SP
    Mauro Pequeno UFC
    Nedia de Oliveira UFSJ
    Nicolle Fiuza PUC Minas
    Paula Andréa de Oliveira e Silva Rezende IFMG
    Patrícia Maria Caetano Araújo UEMG
    Ramon Orlando de Souza Flauzino UEMG
    Raquel Santiago Freire UFC
    Rejane Steidel PUC Minas
    Rodrigo Bozi Ferrete IFS
    Rodrigo L. Carvalho UFC
    Simão Pedro P. Marinho PUC Minas
    Tácia Graciele de Albuquerque Silva UFAL
    Windson Viana de Carvalho UFC

    Programação

    09:00 às 09:15 - Abertura do Workshop:

    Ricardo Marques Nicolau (UNIPAC)
    Anne Alilma Silva Souza Ferrete (UFS)
    José Aires de Castro Filho (UFC)
    Simão Pedro Pinto Marinho (PUC-Minas)


    09:15 às 10:00 – Primeira sessão de comunicação oral (CO1) (15 minutos para cada trabalho)

    10:00 às 11:00 – Segunda sessão de comunicação oral (CO2) (15 minutos para cada trabalho)

    11:00 às 12:15 – Terceira sessão de comunicação oral (CO3) (15 minutos para cada trabalho)

    14:00 às 15:30 – Quarta sessão de comunicação oral (CO4) (15 minutos para cada trabalho)

    CO1 – 29/10/2018 – 09:15 às 10:00 horas
    HORÁRIO TÍTULO AUTORES
    09:15 Instagram e educação: a aprendizagem significativa de língua estrangeira em contextos não-formais de ensino Carolina Morais (UFC),
    José Aires de Castro Filho (UFC),
    Raquel Santiago Freire (UFC)
    09:30 Apps para o Ensino de Matemática: Descritores como Metadados para Busca de um Repositório de Objetos de Aprendizagem Elvis Melo (UFRN),
    Clésia Nunes (UFRN)
    09:45 WhatsApp como estratégia de aprendizagem no ensino de História Carla C. Andrade (UFS)
    10:00 Debate
    CO2 – 29/10/2018 –10:00 às 11:00 horas
    HORÁRIO TÍTULO AUTORES
    10:15 Multigraf: Aplicativo Facilitador na Aprendizagem da Multiplicação e Interpretação de Gráficos Regiano Viana (IFCE),
    Jose Ailton Batista da Silva (IFCE),
    Tulio Vidal Rolim (UFC),
    Pedro Luis Saraiva Barbosa (IFCE),
    Rangel Félix (IFCE),
    Paulo Cesar Henrique da Silva (IFCE)
    10:30 LibrAR: aplicativo de aprendizagem de libras usando realidade aumentada e realidade virtual em dispositivo móvel Mauricio Lopes (FURB),
    Luan Ribeiro da Silva (FURB),
    Dalton Reis (FURB)
    10:45 Desenvolvimento do aplicativo IFG-Estudos para auxiliar a interação entre docentes, discentes e grupos de estudo do IFG - Campus Luziânia Cauã Barros (IFG),
    Lara Andrade (IFG)
    11:00 Debate
    CO3 – 29/10/2018 – 11:15 às 12:00 horas
    HORÁRIO TÍTULO AUTORES
    11:15 Reflexões sobre as tecnologias móveis digitais nos cursos de licenciatura Anne Alilma Silva Souza Ferrete (UFS),
    Rodrigo Bozi Ferrete (IFS),
    Carla C. Andrade (UFS)
    11:30 Aplicação Mobile Para Auxiliar o Ensino e Aprendizagem do Alfabeto na Pré-escola Fausto Junior (UNIFESSPA),
    Zenaide Silva (UNIFESSPA)
    11:45 AnimAR: um aplicativo para criação de animações com realidade aumentada e interface tangível Mauricio Lopes (FURB),
    Ricardo Filipe Reiter (FURB),
    Dalton Reis (FURB)
    12:00 Debate
    CO4 – 29/10/2018 – 14:00 às 15:30 horas
    HORÁRIO TÍTULO AUTORES
    14:00 TECNOLOGIA ASSISTIVA: um protótipo colaborativo para auxiliar pessoas com surdez. Jessica Araujo (Unifesspa - Brasil),
    Zenaide Silva (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Brasil)
    14:15 Aprendizagem Colaborativa Móvel: superando os obstáculos e abraçando as oportunidades Karla Angélica Silva do Nascimento (UFC),
    José Aires de Castro Filho (UFC)
    14:30 Será que a aula acabou? Um estudo sobre as práticas de escrita de estudantes do Ensino Médio no WhatsApp Maria Jacy Velloso (Unimontes)
    14:45 Dispositivos móveis e a formação para a cidadania digital: o desafio de família e escola Flávia Carneiro (UNA),
    Simão Pedro Marinho (PUC Minas)
    15:00 Debate