Menu
Workshop Sobre Tecnologias Móveis na Educação

As tecnologias auxiliando a educação

Saiba Mais

Sobre o Workshop

O presente Workshop propõe-se a ser um fórum em que educadores, da Educação Básica e da Educação Superior, e pesquisadores compartilhem experiências e resultados de pesquisa sobre o desenvolvimento e a integração das tecnologias móveis na Educação.

O Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação vem se consolidando como um espaço para troca de experiências acerca dessa temática. A partir de 2011, com a realização do I workshop sobre formação e experiências educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA), WUCA, o debate sobre o uso das tecnologias móveis se consolidou no âmbito do SBIE, depois CBIE. Em 2014, o WUCA adotou a denominação de Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação, ampliando seu escopo para incluir não só experiências com o Projeto UCA, mas também outras iniciativas para a adoção na educação de dispositivos móveis, como tablet e smartphones. Desde então, mais de 140 trabalhos foram apresentados ao longo das seis edições do evento (duas no WUCA e quatro no formato WTME).

Em 2017 o Workshop contará mais uma vez com duas trilhas:

A “Plataforma Ciência”, correspondente à Trilha 1, constará da tradicional apresentação de artigos sobre pesquisas e estudos sobre a incorporação de dispositivos móveis nas práticas pedagógicas. Nessa trilha, serão aceitos até 18 (dezoito) trabalhos para apresentação na Plataforma Ciência, Trilha 1, sendo até 8 (oito) trabalhos na forma de apresentação oral e até 10 (dez) na modalidade pôster.

A “Sessão APPeritivos”, que corresponde à Trilha 2, constará de demonstração de app ou exemplos de seu uso em práticas de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. Essa trilha, serão aceitos até 4 (quatro) trabalhos.

Instruções Para os Trabalhos

Tópicos de Interesse

  • Utilização das tecnologias móveis na educação;
  • Aprendizagem de conteúdos específicos enriquecido por tecnologias móveis;
  • Conteúdos educativos digitais em tecnologias móveis;
  • Desenvolvimento e utilização de app com finalidade educativa;
  • Formação de recursos humanos para uso de tecnologias móveis na educação;
  • Inclusão digital e tecnologias móveis;
  • Políticas para uso de tecnologias móveis na Educação;
  • Tecnologias móveis e educação assistiva;
  • Cidadania digital
  • Submissão de Trabalhos

    As propostas para o IV WTME deverão ser submetidas apenas em mídia digital pela Web utilizando o sistema JEMS através desse endereço
    Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.
    Alguns aspectos devem ser observados:

  • Os trabalhos submetidos para a Plataforma Ciência, Trilha 1, deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas.
  • Os trabalhos submetidos para a Sessão APPeritivos, Trilha 2, deverão ter entre 4 (quatro) e 5 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas. Nessa trilha deve ser sumetida ainda um arquivo complementar em formato texto (extensão txt) um link contendo endereço (link) para acesso ao app ou vídeo demonstrativo do seu uso (preferencialmente publicado no youtube).
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro periódico;
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da Revista Brasileira de Informática na Educação ou anais do SBIE, WIE e WTME, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente no endereço: http://www.br-ie.org/pub/index.php
  • Idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o(s) arquivo(s) correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
  • Na de rosto do trabalho submetido, em ambas as Trilhas, não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que trouxerem identificação de autoria serão imediatamente rejeitados.
  • Os autores do trabalho submetido, em qualquer Trilha, obrigatoriamente omitirão no texto informações que permitam inferir a autoria do artigo. As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS. Os trabalhos que não seguirem esta orientação serão imediatamente rejeitados.
  • Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  • Processo de Seleção

    Os trabalhos, submetidos na forma digital, através do sistema JEMS, serão avaliados por pares na forma cega (blind evaluation). Os autores deverão omitir, do texto do trabalho submetido, seus nomes e os das instituições às quais estão vinculados. Se for o caso, omitirão seus nomes das referências bibliográficas no caso de publicações de sua autoria que venham a ser citadas. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

    Publicação dos Trabalhos

    Os trabalhos selecionados para apresentação na Plataforma Ciência, Trilha 1, serão publicados, nos Anais do evento, na forma de artigos completos.
    Os trabalhos selecionados para apresentação na Seção APPeritivos, Trilha 2, serão publicados, nos Anais, na forma de resumos expandidos.
    Pretende-se que até 3 (três) dos trabalhos classificados como melhores sejam publicados na Revista @rquivo Brasileiro de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

    Datas Importantes

    31/07/2017 14/08/2017 20/08/2017 25/08/2017 - Data limite para submissão de trabalhos
    22/08/2017 29/08/2017 08/09/2017 11/09/2017 - Notificação de aceitação de trabalhos
    31/08/2017 10/09/2017 15/09/2017 - Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos

    Membros


    Coordenação

    José Aires de Castro Filho
    Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará, Coordenador Pedagógico e Vice-diretor do Instituto UFC Virtual, professor do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem da Universidade Federal do Ceará que vem realizando estudos sobre ambientes e ferramentas colaborativas para dispositivos móveis que favoreçam a aprendizagem na Educação Básica (Lattes).


    Simão Pedro Pinto Marinho
    Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, membro do Comitê Científico-pedagógico do PROINFO (Lattes).



    Anne Alilma Silva Souza Ferrrete
    Professora do Departamento de Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI), do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) e do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência (Lattes).


    Ricardo Marques Nicolau
    Mestre em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Docente no curso de Engenharia de Computação da UNIPAC. Integra o Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais em Educação, TDEDUC, do Diretório do CNPq (Lattes).



    Comitê Científico

    Alex Melo da Silva (UFAL)
    Ana Beatriz Carvalho (UFPE)
    Anamelea de Campos Pinto (UFAL)
    Andrea Cavalcante (UFC)
    Andréa Karla Ferreira Nunes (UNIT)
    Anne Alilma Silva Souza Ferrete (UFS)
    Apuena Gomes (UFRN)
    Carolina Silva (UFC)
    Dennys Maia (UFRN)
    Fernanda de Jesus Costa (UEMG)
    Flávia Cardoso Carneiro (UNA)
    Gustavo Pessoa (IFMG)
    Jaiane Barbosa (UFC)
    José Armando Valente (Unicamp)
    José Aires de Castro Filho (UFC)
    Juscileide Braga de Castro (UFC)
    Karla Angélica Silva do Nascimento (UFC)
    Luis Paulo Mercado (UFAL)
    Maria de Fátima de Souza (UFC)
    Marcia Medeiros (UFC)
    Marcus Basso (UFRGS)
    Maria Auricélia da Silva (UFC)
    Maria Elisabette Prado (UNICAMP)
    Maria Elizabeth Almeida (PUC/SP)
    Mauro Pequeno (UFC)
    Patrícia Maria Caetano Araújo (UEMG)
    Raquel Santiago Freire (UFC)
    Ricardo Marques Nicolau (UNIPAC)
    Ricardo Marques Nicolau (IFS)
    Rodrigo L. Carvalho (UFC)
    Simão Pedro Marinho (PUC Minas)
    Tácia Graciele de Albuquerque Silva (UFAL)
    Windson Viana de Carvalho (UFC)

    Programação

    11:00 às 11:10 - Abertura do Workshop

    José Aires de Castro Filho (UFC)
    Simão Pedro Pinto Marinho (PUC-MG)
    Anne Alilma Silva Souza Ferrete (UFS)

    11: 10 às 12:00 - Sessão Plataforma Apperitivos (APP) (10 mins para cada trabalho)

    12:00 às 13:00 - Primeira sessão de comunicação oral (CO1) (15 mins para cada trabalho)

    13:00 às 14:00 – Intervalo para o almoço

    14:00 às 15:00 – Segunda sessão de comunicação oral (CO2) (15 mins para cada trabalho)

    15:00 às 16:00 - Terceira sessão de comunicação oral (CO3) (15 mins para cada trabalho)

    Sessão Apperitivos – 11:10 às 12:00
    Horário Título Autores
    11:10 Alfabeta: Uma proposta de objeto de aprendizagem para apoio a alfabetização Livia Barreto,
    Isabela Cavaco,
    Danielle Rousy Silva
    11:20 Uma Experiência de Formação de Professores no uso de Tecnologias Móveis: A Sala de Aula Expandida com a Plataforma G Suite e Chromebooks Selma Bessa,
    Wellington Moura Maciel,
    Marcele da Silva Garrido,
    Eliziete Menezes,
    Daniel Garrido,
    José Guilherme Ribeiro,
    Marcos Dionisio,
    Caio Julius Ribeiro
    11:30 Alteração de Software de código aberto para uso no ensino de Física Cleber Ferreira Oliveira
    Paula Nakamoto
    Rodrigo Augusto Santos Paula
    Marco Antonio Manzan Veludo
    11:40 Grapphia: Aplicativo para Dispositivos Móveis para Auxiliar o Ensino da Ortografia Luciana Assis,
    Adriana Bodolay,
    Luiz Gregório,
    Magno Santos,
    Alessandro Vivas,
    Cristiano Pitangui,
    Daniela Bandeira
    CO1 – 12:00 às 13:00
    Horário Título Autores
    12:00 Box Plus: um protótipo para suporte ao Design Thinking na educação empreendedora Marcio Marins,
    Evandro Miletto
    12:15 Aplicativo Hora do ENEM? Apresentação e análise pedagógica e de usabilidade da plataforma Everton Felix,
    Viviani Kwecko,
    Danubia Espíndola,
    Regina Barwaldt
    12:30 Formação docente: percepções dos professores sobre o uso das tecnologias móveis digitais no processo de ensino e aprendizagem Carla da Conceição Andrade,
    Anne Alilma S. S. Ferrete
    CO2 – 14:00 às 15:00
    Horário Título Autores
    14:00 Caixa de areia interativa: um jogo em realidade aumentada em dispositivo móvel sobre a água Mauricio Lopes,
    Dalton Reis,
    João Paulo S. Gonçalves,
    Alex Seródio Gonçalves
    14:15 DroidArts - Aplicativo para a Visualização e Interação com Imagens em Aulas de Artes Luiz Carlos Pereira Filho (IFSP)
    Luciano de Paula (IFSP)
    14:30 Desenvolvimento de uma Aplicação Mobile com base no Toolkit HCD para Auxílio ao Bullying Tiago Pedro da Silva Sitonio Sitonio (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    Edson Fagner (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    Roberta Gouveia (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    14:45 Uma Análise sobre o Uso Programação de Jogos para Dispositivos Móveis como Recurso para o Ensino de Matemática Marcelo Simas Mattos,
    Fábio Contrera Xavier,
    Sérgio Crespo C. S. Pinto
    CO3 – 15:00 às 16:00
    Horário Título Autores
    15:00 Tecnologias digitais móveis na Educação Básica: nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno Ricardo Nicolau,
    Simão Pedro Marinho,
    Alessandra Marinho
    15:15 As tecnologias móveis digitais nos cursos de licenciatura Anne Alilma Silva Souza Ferrete,
    Rodrigo Bozi Ferrete
    15:30 Colaborar e Aprender com Suporte Digital: possibilidades para a escola contemporânea Maria Auricélia da Silva,
    José Aires de Castro Filho